top of page

Grupo de Discussão Continuada em Cirurgia do Joelho

 

 

Reuniões Científicas Abertas: Terça-feira de 6:45 às 7:30 h - CDEP Hospital Madre Teresa (Portaria 4)

 

 

                   

Sugestão de Leitura 
ATUALIZAÇÃO
Uso do ácido tranexâmico em artroplastia total do Joelho

 

Apresentamos artigo aceito para publicação demonstrando a experiência do Grupo do Joelho do Hospital Madre Teresa na utilização tópica do ácido tranexâmico em artroplastia total do Joelho.

 

Abstract

Introduction: Topical application of Tranexamic acid to the knee joint before closure in total knee arthroplasty reduces postoperative bleeding without increase in complications. Discussion: In this study, topical application of tranexamic acid after total knee arthroplasty together with povidone-iodine solution results in higher post-operative hemoglobin levels and lower blood loss compared with those in the control group without other complications.

Infecção em artroplastia total do Joelho

 

Infecção após artroplastia total do joelho (IATJ) é complicação incomum. Está associada a aumento da morbimortalidade e dos custos de internação. Cocos gram-positivos, sobretudo Staphylococcus coagulase-negative eStaphylococcus aureus, são os germes mais comumente isolados (> 50% de todos os casos). Condições ligadas ao paciente, ao procedimento cirúrgico e mesmo ao pós-operatório têm sido identificadas como fatores de risco para IATJ. Vários são os métodos complementares que se somam à investigação clínica para o diagnóstico infeccioso e melhor caracterização do quadro. O tratamento para a IATJ deve ser individualizado, mas geralmente envolve a combinação da antibioticoterapia sistêmica com o tratamento cirúrgico. A troca do implante em um ou dois estágios é o procedimento de escolha. Desbridamento com retenção da prótese é opção em casos agudos, com implantes estáveis e com germes sensíveis aos agentes antimicrobianos.

Redução tempo internação apos artroplastia total do Joelho

 

O objetivo desse estudo é avaliar a mudança no tempo de permanência hospitalar no pós-operatório de Artroplastia Total do Joelho após a utilização do bloqueio do nervo femoral e ciático. De acordo esse estudo, a utilização do bloqueio do nervo femoral e ciático após a artroplastia total do joelho permitiu a redução significativa da permanência hospitalar.

Relationship between range of motion and femoral rollback in total knee arthroplasty

 

The aim of this study was to evaluate the relation between femoral rollback and range of motion (ROM) in patients with cruciate retaining (CR) and posterior stabilized (PS) total knee arthroplasty (TKA). Despite increase in femoral rollback and its relation with ROM in PS TKA, there were no differences in ROM between CR and PS TKA.

Fratura femoral atípica devida a uso crônico de bifosfonato. Relato de caso

 

A relacão causal entre o uso crônico dos bifosfonatos e a ocorrência de fraturas femorais atípicas não tem sido ainda estabelecida. Todavia, sabe-se que o uso crônico dos bifosfonatos tem tido maior relac¸ão com fraturas com padrão diferente das clássicas fraturas osteoporó-

ticas. Fraturas atípicas são ainda eventos raros e o benefício do uso dos bifosfonatos ainda é maior na prevenc¸ão e no tratamento da osteoporose. Pouco são os estudos que orientam o diagnóstico e a conduc¸ão dessas fraturas, o que dificulta melhores resultados. Neste relato apresentamos caso de paciente da terceira idade com fratura femoral atípica conduzida segundo orientac¸ão da Sociedade Americana para Pesquisa Óssea e Mineral.

Lesão parcial do Ligamento Cruzado Anterior : diagnóstico e tratamento

 

Lesões parciais do Ligamento Cruzado Anterior são comuns e representam 10-27% destas. As principais razões para atenção ao feixe não rompido são biomecânicas, vasculares e proprioceptivas. A permanência deste serve ainda de proteção durante o processo cicatricial. A definição dessa lesão é controversa, sendo baseada na anatomia, no exame clínico, na medida da translação, nos exames de imagem e na artroscopia. Seu tratamento vai depender da frouxidão e da instabilidade existentes. O tratamento conservador é alternativa para casos sem instabilidade, com enfoque na reabilitação motora. O tratamento cirúrgico é desafiador, pois exige correto posicionamento dos túneis ósseos e conservação dos remanescentes do feixe rompido.

 

© 2015 por Grupo do Joelho Hospital Madre Teresa

 

Avenida Raja Gabaglia, 1002
Bairro Gutierrez CEP: 30441-070
Belo Horizonte - MG

 

Para marcar uma consulta

Ligue 31-3339-8455

bottom of page