



Cirurgia do Joelho
Artroplastia
Artroscopia
Ostetotomia
Dor no joelho
HMT programa 2° Simpósio Internacional (Brasil Alemanha) em Ortopedia e Traumatologia
Fev, 2015
Em fevereiro 2015 médicos ortopedistas estarão reunidos em Belo Horizonte, no Hospital Madre Teresa. Será a segunda reunião científica realizada em parceria entre os serviços de ortopedia do Hospital Madre Teresa e a Universidade de Leipzig. O primeiro encontro foi realizado em maio 2013 em Leipzig na Alemanha. Serão discutidos temas gerais na área ortopédica com maior enfoque à cirurgia do joelho e do membro superior. O evento será muito importante para o estreitamento das relações com a Universidade Alemã e troca de experiências. "O constante intercâmbio é uma forma ímpar de nos mantermos atualizados com um dos maiores centros mundiais na área de Ortopedia e Traumatologia, de divulgarmos o nosso hospital e o nosso país no exterior e uma oportunidade incomparável para nossos especializandos de conhecerem outra cultura e uma realidade diferente da nossa, sem perder sua identidade e suas raízes", avalia Dr Lúcio Honório, coordenador da parceria.
RESIDENTES DE ORTOPEDIA DO HMT SÃO APROVADOS EM EXAME DA SBOT
Fev, 2015
Os médicos do Programa de Especialização em Ortopedia e Traumatologia do Hospital Madre Teresa, André Figueiredo, Cláudio Bernardes e Matheus Levy foram aprovados no exame para obtenção do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT). A avaliação envolve exames teóricos, práticos, alguns escritos e outros orais e é promovida pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). O Programa de Especialização em Ortopedia e Traumatologia do Hospital Madre Teresa foi inaugurado em 1993. Desde então, mais de 40 profissionais foram formados e garantiram a titulação de especialista. Após a aprovação no exame para obtenção do TEOT, é facultado aos agora especialistas, o quarto ano opcional nas diversas áreas da ortopedia, como cirurgia da mão, coluna, joelho, quadril, tornozelo e pé.
ORTOPEDISTAS DO HMT SÃO REFERÊNCIA EM CONGRESSOS E SIMPÓSIOS DE MINAS GERAIS
10 janeiro, 2015
O serviço de Ortopedia do Hospital Madre Teresa é um dos mais completos de Minas Gerais e é referência no tratamento de uma série de doenças, como é o caso da osteoartrose, tema do 7º Simpósio de Ortopedia, promovido pela clínica ortopédica em julho deste ano. Cirurgias como as de joelho, ombro e quadril também referenciam a clínica do HMT como uma das melhores do Estado. A equipe de ortopedistas do HMT vem se destacando frequentemente em congressos e simpósios da área. Este ano, durante o 19º Congresso Mineiro de Ortopedia, realizado em Tiradentes, o serviço foi premiado na categoria Temas Livras.O serviço também foi destaque no Congresso Mineiro de Ortopedia realizado em Juiz de Fora, em 2012. O trabalho “Avaliação da analgesia após artroplastia total do joelho usando bloqueio do nervo femoral e do ciático: Ensaio clínico duplo cego e aleatório”.
Equipe composta por profissionais com experiência nacional e internacional em Cirurgia do Joelho e no tratamento de lesões esportivas.

Lesão parcial do Ligamento Cruzado Anterior
http://rbo.org.br/PDF/50-1-port/03main902.pdf
Lesões parciais do Ligamento Cruzado Anterior são comuns e representam 10-27% destas. As principais razões para atenção ao feixe não rompido são biomecânicas, vasculares e proprioceptivas. A permanência deste serve ainda de proteção durante o processo cicatricial. A definição dessa lesão é controversa, sendo baseada na anatomia, no exame clínico, na medida da translação, nos exames de imagem e na artroscopia. Seu tratamento vai depender da frouxidão e da instabilidade existentes. O tratamento conservador é alternativa para casos sem instabilidade, com enfoque na reabilitação motora. O tratamento cirúrgico é desafiador, pois exige correto posicionamento dos túneis ósseos e conservação dos remanescentes do feixe rompido. O teste do pivot-shift sob anestesia, os achados à ressonância magnética, o nível e o tipo de atividade esportiva prévia e o aspecto artroscópico dos remanescentes e suas propriedades mecânicas, auxiliarão o ortopedista no processo decisório entre o tratamento conservador, o tratamento cirúrgico com reforço do Ligamento Cruzado Anterior nativo (reconstrução seletiva) ou a reconstrução clássica (anatômica) do Ligamento Cruzado Anterior.
FIGURA 1 - Imagem por Ressonância Magnética de lesões parciais do Ligamento Cruzado Anterior do Joelho
FIGURA 2 - Visão artroscópica de lesões parciais do Ligamento Cruzado Anterior do Joelho
